top of page

Brasil, 8ª. economia do mundo, ocupa 14º. lugar entre maiores exportadores do G20.




Da Redação

Brasília – Apesar de recentemente o Brasil ter superado a Itália e ter passado a figurar como a oitava maior economia do mundo, o país ocupa posição bem menos destacada no ranking internacional dos principais exportadores mundiais. Considerados apenas os países que integram o G20, o Brasil aparece como décimo-quinto


colocado entre os principais exportadores de bens do planeta.

Ao contrário de países como a Coreia do Sul, que em 2006 aparecia na nona posição desse ranking e em 2021 subiu para o quinto lugar, o Brasil seguiu trajetória inversa e caiu da décima-terceira posição em 2006 para o décimo-quinto posto de acordo com o documento “Comércio Exterior em Números”, divulgado na semana passada pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).


Ascensão da China


De acordo com o documento elaborado pela Secex/MDIC a partir de dados do Comtrade/Nações Unidas e da base BaTis-OC/OCDE, que leva em consideração o comércio de todos os membros individuais e dos blocos regionais e que compreende o período de 2005 a 2021, no período observa-se a ascensão da China como maior exportador de bens no âmbito do G20.


Em 2006, o país estava na terceira posição entre os principais exportadores mundiais no contexto do G20 e, em 2011 passou à liderança absoluta desse ranking, suplantando a líder Alemanha e o segundo colocado, em 2006, os Estados Unidos.


De acordo com os dados do Comtrade/ONU, em 2005, o total exportado pelo G20 foi de US$ 8,2 trilhões. Dezesseis anos depois, essa cifra subiu para US$ 17 trilhões, num crescimento de 107%. A participação do G20 no comércio mundial foi de aproximadamente 80% durante esse período.


Liderado pela Alemanha, o ranking dos maiores exportadores de 2006 contou com a participação dos Estados Unidos, China, Japão, França, Grã-Bretanha, Itália, Canadá, Coreia do Sul, Rússia, México, Arábia Saudita, Brasil, Austrália, Índia, Indonésia, Turquia, República Sul-Africana e Argentina.


No último levantamento, a China seguiu mantendo a liderança conquistada em 2011, seguida pelos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Itália, França, Canadá, México, Rússia, Grã-Bretanha, Índia, Austrália, Arábia Saudita, Brasil, Indonésia, Turquia, África do Sul e Argentina.


2 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page